A profissão de social media tem se tornado cada vez mais popular, mas é muito mais que válido ressaltar que não é tão simples quanto parece, bem como não se resume a fazer postagens.
Para exercê-la, é necessário conhecimento da ferramenta que está usando (seja ela o Facebook, Twitter, Instagram, etc.). Cada rede possui funções específicas para uma “conta empresarial” (a fanpage), que várias pessoas desconhecem justamente por achar que é igual a conta de uma “pessoa normal”. Embora existam muitas opções de “qual rede social usar”, abordaremos especificamente sobre o Facebook.
Cada rede possui funções específicas para uma “conta empresarial” (a fanpage), que várias pessoas desconhecem justamente por achar que é igual a conta de uma “pessoa normal”.
Na rede pessoal, likes em fotos são “importantes”, a maioria das pessoas liga muito para isso. Quanto mais curtidas em uma determinada foto, mais satisfeito o dono do perfil fica. Com esse pensamento, alguns acreditam que na fanpage, quanto mais curtidas ela tiver, melhor para o seu negócio. Isso não está errado, mas existe algo que deve ser prioridade: o engajamento. Ninguém vai curtir uma página praticamente abandonada, que não possui postagens assíduas ou até mesmo relevantes. O público decide curtir uma página quando aquilo lhe interessa e agrada. Para isso, mais conhecimentos são requisitados: o tipo de conteúdo, como ele será abordado, quem é o público-alvo, como vou atingí-lo, como conseguir alcance orgânico e/ou patrocinado, quanto devo investir, entre outras coisas que com certeza surgirão durante a trajetória na carreira e que abordaremos em uma outra oportunidade, pois é um universo bem detalhado. (Dica rápida: faça testes, quantos forem necessários.
Somente um crescimento de números
na página não crescem vendas. O que vai fazer isso, é o envolvimento das pessoas com a sua marca/produto. Não adianta uma página ter 100.000 curtidas se nem metade é o público-alvo, as postagens não rendem e pior: as vendas não sobem. É o fato delas serem conquistadas pela forma que foram impactadas recebendo aquela mensagem. Essa ação de conquista causará uma reação, que é a concretização da venda e até mesmo a fidelização do cliente. É o seu conteúdo e o engajamento dos receptores que é primordial e vai fazer crescer não só a sua página, mas o seu negócio. Portanto, conheça as ferramentas e seu público, defina seu conteúdo e, antes de mais nada, o seu objetivo.