A Gamificação E Os Advergames Como Estratégia Publicitária

Já percebeu como os jogos conseguem nos engajar por horas? Já pensou que seria possível criar um jogo para divulgar sua marca ou serviço? Já pensou na possibilidade de inserir sua marca ou serviço em um jogo com alcance mundial? Se ainda não pensou nisso, vamos te explicar nesse artigo a Gamificação e os Advergames como estratégia publicitária e mostrar que isso é bem possível.

O ser humano é muito atraído por competições e ser o melhor em algo, mais poderoso e ter mais destaque nos proporciona muito prazer e realização. Talvez por isso o mercado de jogos tem crescido tanto no mundo todo. No Brasil, em 2019, esse mercado movimentou um total de R$ 5,6 bilhões, segundo dados da consultoria Newzoo. Para além da competição, o entretenimento que os games proporcionam é uma excelente maneira de captar atenção do consumidor.

Para além da competição, o entretenimento que os games proporcionam é uma excelente maneira de captar atenção do consumidor.

A gamificação consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games em outros contextos que não sejam necessariamente associadas aos jogos em si. É trazer o jogo para a realidade e com isso impactar pontos como engajamento, reconhecimento da marca, gerar vendas e outras possibilidades. Para conseguir o engajamento esperado, as estratégias de gamificação são indicadas para interagir com seus clientes por meio de desafios e diversão. A gamificação permite criar um ambiente onde o cliente sinta prazer em participar, divulgar e até mesmo defender a sua empresa.

Os Advergames são o produto final

deste tipo de divulgação. Eles podem ser associativos ou ilustrativos. Os associativos têm a como ideia fundamental fazer com que o jogador associe o produto ao estilo de vida retratado no jogo. Isso permite que a empresa direcione a mensagem do produto diretamente para as pessoas que provavelmente farão uso. Os ilustrativos são anúncios patrocinados onde as mensagens publicitárias, produtos ou serviços são integrados no conteúdo dos jogos e nos recursos oferecidos. Na maioria das vezes, os produtos são essenciais para o jogo para que tenha um reforço bem claro da marca. Empresas como Pepsi, Axe, Iveco, McDonald’s, Localiza e Unimed já utilizam desse formato e colhem os melhores frutos que essa estratégia proporciona. A Gamificação e os Advergames como estratégia publicitária promete crescer cada dia mais e proporcionar experiências inesquecíveis para o consumidor, logo, as marcas, produtos e serviços que recorrerem a esse recurso aumentarão consideravelmente seu engajamento, impacto, alcance e suas taxas de conversão e vendas.

Publicado por:

Grupo A

em 04 de Março de 2020