As salas de cinema são redutos muito procurados quando as pessoas estão afim de entretenimento, diversão, rir, chorar ou apenas querem passar um tempo sem ficar entediadas. Com a queda imensa nos “cinemas de rua” do Brasil, o formato é encontrado, em sua maioria, em Shoppings, galerias e todos os formatos mais comuns de centros comerciais.
Acontece que esse formato mais tradicional não deixa de ser queridinho da população brasileira mesmo com a ascensão dos serviços de streaming. Segundo dados disponibilizados no Observatório do Cinema (OCA), da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), em 2019, foram comercializados 172,2 milhões de ingressos de cinemas no Brasil. Esse total representa 7,6% a mais que 2018 e, se tratando de arrecadação, houve um crescimento de 13% se comparado ao ano anterior também.
em 2019, foram comercializados 172,2 milhões de ingressos de cinemas no Brasil.
A ANCINE disponibiliza uma lista das 10 obras mais assistidas nos cinemas todo ano. Na de 2019, contamos com a presença de um filme nacional Nada a Perder 2 que conta a segunda parte da cinebiografia de Edir Macedo. Confira a seguir quais foram os 10 filmes mais vistos em 2019:
Vingadores – Ultimato – 19,218 milhões O Rei Leão – 15,891 milhões Coringa – 9,430 milhões Capitã Marvel – 8,843 milhões Toy Story 4 – 7,816 milhões Homem Aranha – Longe de Casa – 6,432 milhões Malévola: A Dona do Mal – 5,644 milhões Nada a Perder 2 – 5,213 milhões Alladin – 4, 732 milhões Wifi Ralph – 4,319 milhões
Além de tudo isso, o cinema tem se mostrado
um grande aliado na divulgação de produtos e serviços. Fugindo um pouco do formato tradicional de trailers e logo depois o filme, várias redes de cinemas tem aberto espaço para canais de divulgação e, até mesmo, para as próprias empresas anunciarem seus produtos ou serviços sem intermédio desses canais. Agora os anúncios não são mais milionários com inserções no filme. Sem contar que as grandes redes cinematográficas têm aberto portas para videoconferências, reuniões e eventos particulares. Com todas as transformações que os meios passam com o tempo, fica cada vez mais fácil atingirmos nosso público em, praticamente, todos os lugares que eles estão. Se você acha que o cinema é um aliado na divulgação do seu produto ou serviço, a hora de tirar os planos do papel e começar a colocar em prática é agora.